terça-feira, 31 de julho de 2012

Espinhas

Como já falamos no post de ontem, a acne, que pode aparecer em homens e mulheres de qualquer idade, tem dois tipos de manifestações: espinhas e cravos. Hoje é dia de saber mais sobre as espinhas.  A maioria das espinhas aparece no rosto, pescoço, costas, peito e ombros. Segundo o Instituto Nacional de Artrite e Doenças Osteomusculares e de Pele Norte-Americano, cerca de 80% das pessoas entre 11 e 30 anos têm espinhas.
Quando os cravos sofrem uma infecção por bactérias que são bem comuns em nossa pele, as espinhas aparecem. Não se sabe exatamente o que provoca essa lesão, mas sabe-se que  alterações hormonais, tais como aquelas que ocorrem durante a adolescência ou gravidez, têm alguma ligação com a incidência, assim como aumento de produção de sebo pela glândula sebácea e hiperqueratinização da pele. Além disso, o histórico familiar também é determinante para o aparecimento de espinhas.
Normalmente, as espinhas “nascem” dos cravos brancos. Dependendo da quantidade de bactérias que proliferam nesses cravos, o corpo pode desencadear uma inflamação, resultado da bactéria chamada P. Acnes, que se alimenta das células mortas e do sebo presentes nos folículos. Quando isso acontece, forma-se a pápula (tecido em volta fica vermelho e inchado e a região saliente fica dolorida). Se a infecção for muito forte, existe a acumulação de pus, levando a espinha a seu estágio final: a pústula, que é quando o pus fica saliente. A pústula pode fica ainda maior ou se unir a outra pústula formando a acne conglobata. Por mais que a tentação seja grande, nem pense em espremer, pois você pode acabar por infeccionar outras áreas fazendo o efeito contrário.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O que é a acne?

A acne é um problema que atinge pessoas de todas as idades e independente do sexo. Ela é uma doença de predisposição genética, na qual as manifestações dependem da presença de hormônios sexuais. Por isso, os primeiros sinais da acne costumam aparecer na puberdade, época que esses hormônios começam a ser produzidos pelo organismo. Na idade adulta, a acne se manifesta mais em mulheres.
Cravos e espinhas, que são as manifestações da acne, acontecem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, que são reentrâncias muito pequenas da pele, onde são produzidos o sebum (oleosidade) e os pelos.
O cravo é a primeira manifestação e são chamados de comedões. Os abertos são os cravos pretos e os fechados, os brancos. Eles nascem por dois motivos: aumento do sebo produzido nas glândulas sebáceas e o entupimento nos poros por onde esse sebo deveria ser liberado. Os poros podem "entupir" devido a produção excessiva de queratina, que se tornam células mortas (substância fabricada naturalmente pelo corpo) e que atrapalha a saída do sebo, mas os produtos de beleza, principalmente os gordurosos, podem ter o mesmo efeito.
Durante a semana, vamos falar mais sobre esses dois tipos de problemas, formas de prevenção e tratamentos. Não perca!


 

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Cromoterapia no dia a dia

As cores influenciam diretamente na nossa vida. Por exemplo, a cor de uma roupa que escolhemos para vestir em um certo dia não é meramente ao acaso. Geralmente, mesmo que intuitivamente, acabamos escolhendo a cor que mais precisamos no momento e que está, de certa forma, nos fazendo falta e, assim, é a mais adequada. As cores quentes, por exemplo, são mais escolhidas nos dias que nos sentimos mais cansados.
Além do vestuário, as cores influenciam os seres humanos de outras formas e o marketing e a propaganda já descobriram isso. Pode observar: nos restaurantes fast food, a decoração, normalmente, tem cores fortes predominando, com o intuito de que a comida seja ingerida rapidamente, aumento a circulação de clientes. E o oposto também vale. Os restaurante com cores mais tênues e luzes difusas convidam o cliente a ficar mais tempo, transmitindo paz e tranquilidade. E é claro, que os decoradores mais antenados também utilizam dos conhecimentos da cromoterapia na hora de montar um ambiente.
Como você pode perceber, a cromoterapia está presente 24 horas no seu dia a dia. Por isso, basta saber um pouquinho sobre cada uma das cores e utilizá-las de maneira consciente. Aproveite os benefícios e viva melhor!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Tratamentos com cromoterapia

Segundo a literatura especializada, existem diversos tratamentos básicos que auxiliam no combate a certos males e enfermidades. Vale lembrar que, para um diagnóstico baseado nas crenças da cromoterapia, é necessário consultar um especialista. Na cromoterapia, atualmente, utiliza-se fontes de luz artificial, geralmente com lâmpadas de 40w, onde se aplicam filtros coloridos. O ambiente de aplicação é de relaxamento e privacidade, que, normalmente, é um sala escurecida, limpa, com relógios ou marcadores de tempo para cronometrar as aplicações. A eficácia do tratamento é maior se as radiações luminosas puderem as aplicadas diretamente sobre a pele, nas regiões dos chakras, e o tempo de aplicação varia de cinco minutos a uma hora.
Para indigestão, hepatite, icterícia, doenças do fígado, vesícula, pâncreas, rins, intestinos, espinhas e afecções da pele, recomenda-se o uso do amarelo. Já o laranja é utilizado no tratamento de asma, bronquite e moléstias relacionadas aos pulmões; enquanto que o verde é indicado para problemas sanguíneos, feriadas, infecções e cistos mamários. O azul forte pode ser usado para resfriados, sinusites, infecções de ouvido, anti-estresse e tensões, além do reumatismo agudo e articulações do corpo. O azul normal é encontrado em tratamentos contra a infecção de garganta, para a tireoide, prisão de ventre e espasmos corporais. O anil é utilizado para vários problemas, entre eles inflamações nos olhos, cataratas, glaucoma, cansaço ocular, sangramento nasal e nevralgias. Já o violeta ajuda no combate á incontinência urinária e psicoses.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Conheça mais sobre as cores

No post de ontem, falamos sobre algumas cores e sua associação com um órgão do corpo ou sensação. No de hoje, vamos retomar o assunto, trazendo mais cores e benefícios para você e o seu dia a dia.
O verde traz uma energia de limpeza para qualquer ambiente e é vaso-dilatador e considerado relaxante para os nervos, agindo no coração e na pressão sanguínea. O verde forte já age como anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador. Do ponto de vista psicológico, traz um sentimento de renovação e vida nova. Já o azul é considerado sedativo, analgésico, regenerador celular dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório. O tom um pouco mais forte é usado como lubrificante das juntas e articulações. A utilização da cor azul também promove relaxamento, paz e a sensação de quietude.
A cor índigo ou anil é anestésica, coagulante e purificadora da corrente sanguínea e também limpa as correntes psíquicas. Assim como o azul, tem propriedade calmante e relaxante, atuando no sistema nervoso central, trazendo calma e paz para a mente, com a diminuição da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos. O violeta é sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauterizador das infecções e inflamações do corpo. A cor também estimula o metabolismo do cálcio e atua na formação hormonal. É considerada a cor da transmutação de energias e sob o ponto de vista psicológico, possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Significado das cores

Cada cor na cromoterapia pode ser associada a um órgão e a uma sensação. No caso de algum desequilíbrio ou doença, a utilização da cor pode trazer mais saúde e bem-estar ao indivíduo. Conheça algumas dessas cores hoje e fique ligado que, ao longo da semana, você poderá saber mais sobre outras cores também.
O vermelho é ativador da circulação sanguínea e do sistema nervoso e está ligado aos rins, bexiga e medula espinal. Já o rosa forte age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e também como eliminador de impurezas do sangue; enquanto que o rosa normal é caracterizado como ativador, acelerador e eliminador de impurezas do sangue. A cor laranja é considerada energizador e eliminador de gorduras em áreas localizadas e está ligada a órgãos sexuais, útero, ovários e próstata.
Para fortificar o corpo, principalmente os tecidos internos, é indicado o uso do amarelo forte. O amarelo comum é reativador, desintegrador de cálculos, purificador do sistema e útil para a pele.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

O que é cromoterapia?

A cromoterapia vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito Antigo, na Índica, Grécia e China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas, através da experimentação constante. Na China e na Índia, a cor era mais relacionada a mitologia e astrologia. Muitos filósofos-médicos gregos absorveram o conhecimento da ciência médica na fonte egípcia, onde se originou o tratamento médico com uso de cores. Ela é uma ciência que usa as cores para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.
A cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis. Porém, cada cor tem uma infinidade de aplicações, pois elas são utilizadas conjugadas a outras energias que estão além dos sentidos. Para cada pessoa deve ser feita uma sensibilização diferente, não havendo cor melhor ou pior. A única coisa que pode haver é a cor errada para determinado momento.
Cada parte do corpo está estritamente relacionada com as cores do espectro.  A cromoterapia, através das suas cores energéticas, reestabiliza o equilíbrio do organismo.


 

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dez opções para quem quer ficar longe das celulites

A coxa, as costas, a barriga, o interior dos joelhos e os braços são os locais, de acordo com a idade, que as celulites mais aparecem, principalmente nas mulheres. A chamada “pele de casca de laranja” tem dez inimigos mortais. Saiba quem são eles e como vencer a difícil luta. A primeira dica é tirar um dia para se purificar, limpando o sistema digestivo e eliminando as toxinas. Reforce também a sua reserva de ferro, prevenindo também a anemia. Reduza o consumo de sódio, que está presente no sal de mesa e em produtos embutidos e pré-cozidos. Invista nos chás, como os de sálvia e o chá verde, que são plantas medicinais eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas.
Como já falado durante a semana, apesar de associadas ao excesso de peso, as celulites também atingem as mulheres magras. Então, evite dietas ricas em gorduras. Não se esqueça de se hidratar, tomando, pelo menos, dois litros de líquidos por dia, e opte sempre pelos alimentos naturais, pois eles possuem mais nutrientes e menos compostos tóxicos. Consuma mais fibras, agilizando, assim, o trabalho do intestino, e o potássio, que, em pouca quantidade no organismo, além de promover acne e pele seca, altera o equilíbrio hídrico.
Para fechar as dicas de hoje, escolha as formas de cozimento mais saudáveis, como a fervura e o cozimento no forno, evitando sempre a fritura e açúcar refinado.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Se a celulite não tem cura, como me livrar dela?

A celulite, infelizmente, não tem cura definitiva. Porém, ela pode melhorar, e muito, quando o tratamento incluir mudanças dos hábitos de vida, como falado no post de ontem. Com essa transformação mais radical e profunda, é possível conseguir um resultado melhor e mais duradouro.
Na linha de tratamentos médicos, os mais utilizados são a subcisão e a mesoterapia. A subcisão é uma técnica que consiste na introdução da uma agulha, por baixo da celulite, para cortar as fibras que repuxam a pele, desfazendo os nódulos. Já na mesoterapia, são injetadas substâncias nos locais afetados, que estimulam a quebra da gordura e melhoram a circulação sanguínea.
Na linha de tratamentos estéticos, os mais utilizados são: radiofrequênica, ultrassom, massagem modeladora, eletrolipoforese, drenagem linfática, endermologia e cremes cosméticos. A eletrolipoforese consiste na introdução de agulhas ligadas a um aparelho que transmite corrente elétrica de baixa frequência, para a quebra da gordura intracelular. Já a drenagem linfática estimula a reabsorção do edema da celulite para os canais linfáticos, ajudando a reabsorver a água e a gordura acumuladas no tecido subcutâneo; enquanto que a endermologia utiliza-se de um aparelho que faz a sucção da pele por um tubo, enquanto ela é comprimida entre dois rolos, provocando uma massagem forte, com o objetivo de redistribuir a gordura de forma mais uniforme. Por fim, os cremes cosméticos são, geralmente, coadjuvantes dos outros tratamentos e têm em sua composição substâncias que quebram a gordura, estimulam o fluxo sanguíneo, contribuem com a drenagem do tecido e suavizam a superfície da pele.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Como evitar as celulites?

Por ser uma tendência pessoal e bem natural, mais característica das mulheres, a celulite não pode ser totalmente evitada. Porém, algumas preciosas dicas podem ajudar no combate a esses tão indesejados furinhos.
Como a obesidade está relacionada com a piora da incidência da celulite, uma das principais atitudes é evitar ficar acima do peso ideal. Claro que dietas milagrosas não existem e, por isso, o mais importante e saudável é fazer uma reeducação alimentar, mudando hábitos. O sedentarismo também não ajuda no combate à celulite e, para queimar calorias e evitar acúmulo de gordura pelo corpo, é necessária a prática de atividades físicas. Então, escolha o exercício que lhe dá mais prazer e movimente-se! Não se esqueça da importância da hidratação e beba bastante água durante o dia, de 2 a 3 litros. Assim, você estará estimulando a função renal e eliminando toxinas do corpo.
Ter um cuidado especial com o emocional também ajuda na prevenção da celulite, já que o estresse leva o organismo a um desequlíbrio geral, diminuindo a vontade de se exercitar e até colocando a alimentação como forma de se livrar da ansiedade. Portanto, procure ter momentos de lazer com amigos, família e você mesmo.
Como sempre, o cigarro e as bebidas alcoólicas devem estar fora do seu dia a dia. O cigarro, por exemplo, dificulta a circulação do sangue, aumentando a retenção de toxinas e dificultando a oxigenação dos tecidos. O sal também provoca uma maior retenção de líquidos no organismo e deve ser controlado.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Como se formam as celulites?

No nosso organismo, algumas células têm a função de acumular energia em forma de gordura, para ser usada quando o corpo achar necessário. Elas são os adipócitos e se localizam na hipoderme, a camada mais profunda da pele. Nas mulheres, essa camada tem fibras ligando a superfície ao tecido mais fundo e essas pontes fibrosas acabam repuxando a pele para baixo, gerando o aspecto de “furinhos”.
Fatores como hereditariedade, as alterações hormonais e enzimáticas, todas em conjunto, acabam levando a uma mudança circulatória no corpo, com acúmulo de líquidos e proteínas nas células de gordura, e provocam um aumento de tamanho dos adipócitos, consequentemente, uma transformação na textura do tecido subcutâneo, e, posteriormente, a uma irregularidade na superfície da pele. Ai temos o aspecto de casca de laranja, que muito se fala.
A celulite pode estar ou não associada à obesidade. Porém, com maior peso, ela tem a tendência de aparecer mais, pois o aumento das células gordurosas acentua o repuxamento das fibras, já citado. Quando o acúmulo de gordura acontece de maneira excessiva, os vasos sanguíneos e linfáticos podem ser comprimidos, levando à formação de inchaço e fibrose. Esse é um caso grave de celulite e que forma áreas endurecidas e nodulares, podendo gerar até inflamação e dores no local.


segunda-feira, 16 de julho de 2012

De quem estamos falando?

Você, como a enorme maioria das mulheres, odeia a lipodistrofia ginoide e não gosta nem de ouvir falar nela. Ela é um mal que atinge até 95% das mulheres e gera muita preocupação e reclamação, seja em consultórios médicos ou nas rodas de amigas. Estamos falando da temida celulite, que aparece, principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais, como a puberdade, gravidez e com o uso de pílulas anticoncepcionais. O aspecto que ela deixa na pele, o de casca de laranja, gera muita insatisfação e incômodo. Por isso mesmo, todos os dias, se ouve que foram lançados novos tratamentos para acabar ou atenuar esse problema.
As causas da celulite não são totalmente conhecidas. Além de uma predisposição genética e hereditária, alterações enzimáticas e hormonais estão envolvidas no seu processo de formação, diminuindo a quebra das células gordurosas ou aumentando o seu volume. As regiões do corpo que são mais atingidas pelas celulites são aquelas onde as mulheres costumam acumular mais gordura, como o abdômen, quadris, culotes, coxas e pernas.
Ao longo da semana, vamos falar mais sobre esse tão indesejado e problemas e sugerir tratamentos e maneiras de evitá-lo. Fique ligado!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Aromaterapia equilibra o estado emocional

Os óleos essenciais também podem funcionar como um anti-depressivo potente, ajudando a acalmar e a aliviar estados de nervosismo, tristeza, pânico, ansiedade e de depressão; e aumentando os níveis de auto-estima e de auto-confiança.
São antidepressivos o gerânio, petitgrain, tangerina, tomilho, bergamota, olíbano, sálvia esclareia e tosa. Com poder afrodisíaco, temos o patchouli, rosa, ylang-ylang, jasmim, gerânio e cardamomo.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Óleos essenciais possuem propriedades antibacterianas

A aromaterapia auxilia na cicatrização de feridas externas e melhora a circulação sanguínea, potencializa a drenagem linfática e a eliminação das toxinas do corpo. As propriedades anti-bacterianas dos óleos essenciais são responsáveis por isso e por mais: tratamento de doenças de pele, perturbações digestivas, desequilíbrios hormonais, dores musculares e de articulações. Além de tudo isso, a escolha dos óleos essenciais corretos ajuda a aumentar os níveis de energia e bem-estar geral. São estimulantes os óleos de pimenta negra, hortelã pimenta, cardamomo, cravo, canela, hortelã do Brasil, tomilho, gengibre e manjericão.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Os efeitos da aromaterapia na mente e no espírito

Os tratamentos do cansaço mental, stress, tensão, certas fobias, insônias e outras perturbações do sono são promovidos pela aromaterapia, que também ajuda a aumentar os níveis de concentração, memória e produtividade. A aromaterapia é utilizada ainda para elevar os níveis de consciência, percepção e de comunhão com forças maiores, sendo ainda parte integrante na prática da meditação.
Laranja, manjerona e lavanda são óleos indicados para combater a insônia. Com efeito calmante, Camomila jasmim, Lavanda, citronela, palmarosa, bergamota, tangerina e pau rosa também são uma boa pedida.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Saiba mais sobre a aromaterapia


A prevenção e o tratamento de doenças físicas e psicológicas podem ser feitos por meio da técnica milenar da aromaterapia. Trata-se de uma ciência e também de arte da terapêutica por meio da utilização de substâncias aromáticas naturais, os óleos essenciais. Trabalhando o corpo de uma maneira natural e holística ótimos resultados podem ser obtidos. 
Acredita-se que a história da aromaterapia teve início com a queima de madeiras, folhas, gravetos e eucaliptos perfumados na Antiguidade. Provavelmente, a prática começou a partir da descoberta de que algumas fogueiras, como as feitas de cipreste e cedro, perfumavam o ar quando eram queimadas. Desde essa época, a técnica e os óleos essenciais são utilizados produzindo efeito benéfico para o corpo e para o espírito. O uso dos óleos e da aromaterapia já estava presente em todos os continentes, no dia a dia de múltiplas culturas, e permitiu a disposição de antisépticos naturais, combate a epidemias e doenças, limpeza de aposentos, atenuar dores e cuidados com a higiene corporal e facial.
Aromas 100% naturais extraídos de flores, raízes, folhas, sementes, ervas, madeiras e resinas são transformados em óleos essenciais que são utilizados na medicina alternativa. A cura através dos aromas é resultado do estímulo de células olfativas que encaminham impulsos para o cérebro. Na aromaterapia, as propriedades, a fragrância e os efeitos dos óleos essenciais estimulam diferentes sistemas. Escolhidos os óleos essenciais apropriados, os benefícios são sentidos no corpo e na mente. Esses óleos podem ser aplicados tanto externamente diretamente na pele (diluído ou não) para tratar feridas superficiais ou problemas de pele, ou ainda em massagens e banhos. Nestes casos os óleos essenciais são inalados, mas também são absorvidos pela pele. Além disso, a sensação de bem estar promovida por um cheirinho bom é indiscutível! Conheça alguns aromas e seus efeitos nos próximos posts.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cuidados com a alimentação e exercícios físicos ajudam a manter a saúde do sistema circulatório


O nosso sistema circulatório pode ser comparado ao encanamento de uma casa ou prédio. Se um cano entope devido ao acúmulo de sujeira, a água para de chegar até as torneiras. O mesmo acontece com nossas veias e artérias. Ao longo dos anos, se não tomamos os devidos cuidados, placas de gordura vão se acumulando nas paredes desses vasos e, pode chegar um dia que eles parem de funcionar.
Os dois principais pontos no cuidado com o sistema circulatório são alimentação e exercícios físicos. O primeiro passo é deixar de comer alimentos gordurosos e substituí-los por comidas saudáveis, como frutas, verduras, carnes brancas e cereais. Também é necessário se exercitar, regularmente, pelo menos três vezes na semana, sobretudo com atividades aeróbicas.
E um dos principais problemas causados pela má circulação do sangue é a retenção de líquidos, que atinge homens e mulheres. O inchaço de algumas partes do corpo são mais comuns no sexo feminino, principalmente na barriga, coxas e bumbum, e pode ser agravado no período menstrual. Nos dois sexos, também é comum o inchaço acontecer nas mãos, pés e tornozelos, principalmente no final do dia. Uma das maneiras de se evitar a retenção de líquidos é justamente ingerindo muito líquido. Oito copos de água por dia são recomendados. E, para melhorar o inchaço, massagens são mais uma alternativa.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Dicas para melhorar a sua circulação

Os problemas causados pela má circulação estão associados a uma série de fatores, como alimentação mal feita, consumo excessivo de álcool, tabagismo e sedentarismo. Conseguir ter uma alimentação regrada, que inclua bastante peixes de água fria, frutas, legumes e verduras frescas, pouco sal e gordura; e praticar exercícios regularmente, ao menos três vezes na semana, ajudam bastante. É importante ter atenção com o excesso de peso e lembrar que não se deve ficar durante muito tempo parado na mesma posição.
Claro que a questão genética influencia muito nos casos de má circulação sanguínea, mas as mulheres são as maiores vítimas das doenças circulatórias, devido ao uso de anticoncepcionais e gestações, que acabam elevando os níveis hormonais,
A má circulação sanguínea não tem cura, mas é possível atenuar seus sintomas, com diversos procedimentos, e cuidados como já citados acima. O melhor caminho sempre é a prevenção.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A longevidade e a saúde do sistema circulatório

A saúde do sistema circulatório reflete diretamente na longevidade da pessoa, bem como em sua qualidade de vida. Uma boa circulação sanguínea é essencial, pois é o sangue é que leva oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo. É importante que, em qualquer época da vida, as artérias estejam sem nenhum impedimento ou acúmulo em suas paredes e em ótimas condições, para que o sangue possa fluir livremente.
Os efeitos para a saúde do corpo são inúmeros e em todos os aspectos o indivíduo sai ganhando. As consequências podem ser percebidas nos cabelos, por exemplo, que acabam crescendo mais e ficando mais bonitos, já que o couro cabeludo recebe mais vitaminas, aminoácidos e minerais. Uma boa circulação sanguínea também é sinônimo de menos celulites, que se forma devido a um sistema circulatório e linfático preguiçoso, favorecendo a estagnação da água e de toxinas.
Por isso, não deixe de estimular sempre e de todas as maneiras a sua circulação. Isso garantirá um corpo mais saudável e longe dos tão indesejados furinhos. 
Não sabe como fazer para estimular sua circulação? 
Fique ligado aqui que até sexta-feira você descobrirá!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Você sabe identificar a má circulação?


De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 22% das mortes no mundo são causadas por problemas circulatórios. Por isso, fique atento aos possíveis problemas da má circulação, que até se tornam mais comuns com a chegada do inverno e as baixas temperaturas.
A má circulação é causada pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias, que acabam ficando endurecidas e mais estreitas, tornando a circulação do sangue mais devagar. O problema acaba se manifestando nas extremidades do corpo, como com dormência dos membros, formigamento nas mãos e pés e extremidades frias. 
E não é difícil identificar a má circulação. Os sintomas mais comuns são dor, peso e cansaço nas pernas, seguido do surgimento de vasinhos ou varizes. Pernas inchadas e câimbras também podem ser sinais de que tem algo errado com o sistema circulatório. Fique atento e cuide-se!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Você conhece o sistema circulatório?

O sistema circulatório, ou cardiovascular, é composto pelo coração, vasos sanguíneos (artérias, arteríolas, veias e capilares) e sangue. A sua principal função é fornecer nutrientes e oxigênio para todas as partes do corpo, através do sangue, que “se movimenta” nas veias e artérias. As artérias são responsáveis por “carregar” o sangue oxigenado do coração para as células e tecidos e têm diâmetro menor e paredes grossas. Já as veias, que têm paredes mais finas e pressão mais baixa, retornam o sangue oxigênio-esgotadas dos órgãos para o coração. Existem dois tipos de circulação: a sistêmica (do coração para as diversas partes do corpo) e a pulmonar (do coração para os pulmões).
O bom funcionamento do sistema circulatório é muito importante, já que esse é um sistema trabalha juntamente e conecta todos os sistemas do corpo e permite que o sangue supra as necessidades do organismo. As mulheres têm mais propensão a desenvolver problemas nas veias, como varizes, principalmente devido à gravidez. Já os homens apresentam mais problemas nas artérias. Os problemas arteriais são agravados por fatores como hipertensão, fumo, sedentarismo e colesterol alto.