segunda-feira, 7 de maio de 2012

qual a diferença entre raios UVA e UVB?


Foto: Getty Images

A necessidade da proteção solar, principalmente dos raios UVA e UVB, cresce proporcionalmente à diminuição da camada de ozônio.  Esses raios são uma divisão do ultravioleta e podem causar queimaduras, fotoalergia, fotoenvelhecimento e até câncer de pele. 
A radiação UVA é de constante intensidade durante todo o dia e também todo o ano, mesmo em dias nublados e com chuva. É considerado o mais violento e ainda atravessa vidros e tecidos. Seja no inverno ou no verão, ela atinge a pele profundamente e é uma das principais responsáveis pelo envelhecimento precoce, ressecamento, manchas, rugas entre outros problemas de pele. 
Já a radiação UVB é mais intensa no verão, agem na superfície da pele, especialmente entre as 10 e as 16 horas, e é a causadora de queimaduras solares. Por consequência, a predisposição ao câncer de pele vem justamente dessa radiação.
As câmaras de bronzeamento artificial contém tanto o raio UVA quanto o UVB, em alta intensidade, por isso não são recomendadas.
Esses são alguns fatores preocupantes que motivam o uso diário do protetor solar. 
Apenas os raios UVB causam as queimaduras solares, portanto, o fato da pele não ficar vermelha ou bronzeada, não significa que não sofreu a ação danosa da radiação UV, porque o UVA não causa queimaduras mas danifica a pele. Aquele sol de inverno que pareceu não causar problemas, na verdade também está prejudicando a pele favorecendo, principalmente, o seu envelhecimento, da mesma forma que as câmaras de bronzeamento artificial.
Na compra de protetores solares, é importante verificar se o mesmo possui proteção também quanto aos raios UVA. Vale a pena gastar alguns minutos do dia para se dedicar a uma pele mais saudável e protegida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário