Para o tratamento imediato após a lipoaspiração sugere-se a realização principalmente da técnica de DLM. A técnica de lipoaspiração gera um grande trauma mecânico, este pode acarretar alterações nos tecidos, nas estruturas ou na função dos vasos linfáticos, originada por laceração ou compressão, modificando o equilíbro das tensões gerando o acúmulo de líquidos, o que chamamos de edema, Este excesso de líquido intersticial prejudica a cicatrização dos tecidos uma vez que gera condições locais desfavoráveis à proliferação de células e à síntese de proteínas, o que pode provocar uma maior incidência de infecçlões e a formação de um tecido cicatricial mais exuberante. A DLM tem como efeito realizar a reabsorção destes líquidos estagnados e proteínas excedentes dos vasos sanguíneos e linfáticos favorecendo a circulação.
A DLM é uma técnica de massagem realizada com pressões superficiais e lentas e deve ser iniciada imediatamente após a cirurgia, conforme autorização médica. De início, é recomendável que se faça as sessões de DLM todos os dias.
A massagem não oferece nenhum risco ao paciente, apenas se for mal aplicada, efetuada com muita força, rapidez ou no sentido errado. Porém, deve-se atentar para as contraindicações: inflamações agudas, cardíacos, hipertensão não controlada, processos infecciosos, febre, presença de tumores malignos, pneumonias recentes, anemia proteica e insuficiência renal
Nenhum comentário:
Postar um comentário