quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Principais plantas utilizadas nos fitocosméticos


Como já falado aqui no blog, a flora brasileira é uma das mais ricas para a fitocosmética. Conheça agora as principais plantas utilizadas nessa ciência e saiba para o que cada uma delas é mais usada:
Alecrim (Rosmarinus officinalis): anti-séptico e estimulante circulatório. É utilizado para estrias, dermatites seborreicas, ativar a circulação e tonificar.
Alfazema (Lavandula angustifolia): anti-séptica, estimulante circulatória, anti-inflamatória e regenerador celular. Utilizado para perturbações funcionais circulatórias e tonificação. 
Calêndula, Maravilhas (Calendula officinalis): anti-séptica, anti-inflamatória, antifúngica. É utilizada para cicatrizar, hidratar, tratar de queimaduras solares, eritema das fraldas e rugas.
Camomila (Chamaemelum nobile): anti-inflamatória. Utilizada para aloirar o cabelo, relaxar os músculos faciais, suavizar a pele, diminuir olheiras e bolsas das pálpebras, tonificar e desinflamar a pele.
Equinácea (Echinacea purpurea): anti-inflamatória, protetora do tecido cutâneo. É utilizada para desinflamar, pele sensível, cieiro, gretas e caspa.
Erva-do-caril (Helychrisum italicum): antialérgico, anti-inflamatório, cicatrizante e regeneradora da pele. Utilizada para escaras e acne-rosácea.
Funcho (Foeniculum vulgare): anti-séptico, anti-inflamatório, emoliente. Utilizado para peles com impurezas e inflamadas.
Hortelã-pimenta (Mentha x piperita): rejuvenescedora do tecido cutâneo. Uilizada para refrescar e tonificar.
Limonete, Lúcia-lima(Aloysia triphylla): anti-séptica e anti-inflamatória. Utilizada para amaciar e tonificar a pele.
Salva (Salvia officinalis): antimicrobiana, anti-inflamatória e estimulante do tecido cutâneo. Utilizada para dar elasticidade e brilho ao cabelo, restaurar a cor do cabelo, peles envelhecidas, demaquilhante facial, peles gordurosas e acne.
Tomilhos (Thymus sp.): espamolítico e anti-séptico. Utilizado para combater a caspa, tonificar e rejuvenescer.

Um comentário:

  1. Prezada Lia. Sou engº agrº e produtor rural. Estou plantando Ora Pro Nobis e gostaria de saber a sua opinião sobre essa planta para ser utilizada na composição de fitocosméticos. É uma planta cujas folhas são ricas em vitamina A (retinol), Vitamina C, Cálcio, Fósforo, Fibras, Aminoácidos como lisina e triptofano. Já tenho disponível o extrato glicólico das folhas. Obrigado

    ResponderExcluir