quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O Ultrassom (US) Pós-Cirurgia de Lipoaspiráção


O Ultrassom (US) é uma técnica eletroestética que visa auxiliar o processo de cicatrização especialmente quando esta não ocorre de maneira adequada, o US irá promover o estímulo do tecido de granulação, a melhora da maleabilidade do tecido e reorganização das fibras de colágeno prevenindo aderências e fibroses, melhora da oxigenação e nutrição tecidual. A aplicação do US é recomendada, no pós-operatório de lipoaspiração, a partir do 15 dia, embora muitos médicos indiquem logo nos primeiros dias após a cirurgia. Se objetivo é produzir analgesia, antiinflamatório e anti-inchaço, colaborando com a prevenção de aderências e fibroses e, assim, melhorando o metabolismo local. O US também realiza uma melhora na circulação sanguínea e linfática, otimizando assim, a nutrição celular. O seu emprego no pós-operatório imediato está relacionado à cicatrização, visto que seus efeitos já foram comprovados em diversos estudos, apresentando uma maior eficácia quando utilizado imediatamente após a agressão tecidual, ou seja, durante a fase inflamatória da cicatrização. O uso do US gera uma elevação na densidade do arranjo do colágeno. A sua utilização promove também um incremento na síntese de colágeno, afetando a cicatrização em um curto período de tempo, sendo eficiente no tratamento de feridas recentes, que não apresentam infecção e comprometimento vascular.
Uma das complicações do pós-operatório de lipoaspiração são os hematomas, onde a evolução desses hematomas pode gerar as fibroses teciduais, por isso é muito importante trata-las precocemente. No caso do reparo já estar completo e existir aderências cicatriciais e fibroses teciduais, pode-se utilizar o US para auxiliar na redução destas intercorrências e no aumento da elasticidade do tecido.
As sessões de US duram até 20 minutos, não necessitando mais de 20 sessões, observando-se um intervalo mínimo de 48 horas entre cada sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário