quarta-feira, 30 de maio de 2012

Celulite: porque?


As regiões do corpo que geralmente apresentam mais celulite são abdômen, quadris, culotes, glúteos, coxas e pernas, devido ao maior acúmulo de gordura. A pele apresenta furinhos, que lembram o aspecto de uma “casca de laranja”, efeito que incomoda, e muito, as mulheres. A formação da celulite se dá pelo aumento das células gordurosas, chamadas adipócitos, que têm a função de acumular energia e estão localizadas na hipoderme. O fator hereditário também pode interferir no aparecimento da celulite. 
Os homens raramente são atingidos pelo problema, a incidência realmente é maior entre pessoas do sexo feminino: aproximadamente 95% das mulheres encaram a celulite que tende a surgir em fases como as de alteração hormonal – puberdade e gravidez. 
Você deve estar se perguntando: porque a mulher tem celulite e os homens praticamente não têm? Basicamente a resposta está na diferença do tecido adiposo da mulher e do homem. Na mulher o tecido possui fibras orientadas de forma reta e paralela. Quando os adipócitos aumentam de tamanho, as fibras são “danificadas” formando assim a celulite. No caso dos homens, essas fibras são mais grossas e resistentes e com orientação obliqua que faz com que a célula de gordura, por mais que aumente não danifique estas fibras. Os furinhos se formam, pois as fibras danificadas repuxam a pele principalmente quando o músculo é contraído, pois estão ligadas a eles. O acúmulo de líquido, toxinas e proteína nas células também podem agravar esse aspecto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário