terça-feira, 8 de maio de 2012

Grau de proteção solar varia conforme o tipo de pele

A sensibilidade da pele é determinante pela escolha do Fator de Proteção Solar (FPS), que é o grau de proteção fornecido contra as queimaduras solares. Essa proteção está relacionada ao tempo de exposição, por exemplo, um protetor fator 20 significa que demora 20 vezes mais tempo para a pele ficar vermelha quando comparado a uma pele sem proteção nenhuma.  Esta classificação diz respeito somente aos raios UVB, por isso a importância de se certificar a proteção também quanto aos raios UVA, principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento.
 Para as peles claríssimas, que não bronzeiam facilmente, o ideal é um FPS com ampla proteção UVA e UVB, como o 50. Uma opção são os produtos com ingredientes ativos como o Oxibenzone ou o Avobenzone, que potencializam a proteção (filtrando os raios). Outros ainda são complementados por vitamina A e E, com ação antioxidante. Quem tem pele menos clara deve tomar os mesmos cuidados, mas podem reduzir o FPS para o 45. 
Já as morenas bronzeiam com mais facilidade, mas podem ganhar manchas a longo prazo. Nesse caso o fator indicado varia entre o 35 e o 45. E por fim, a pele negra, que não queima e tem pouca sensibilidade ao sol, mas merece proteção da mesma forma. Com o tempo manchas esbranquiçadas podem aparecer como resultado da exposição excessiva ao sol. Por esses motivos o FPS indicado varia entre 25 e 30.
Em todos os casos, a reaplicação do protetor deve ser a cada duas horas, ou quando o produto for removido da pele pela água, suor ou até mesmo pela toalha. O que independe do tipo de pele é o uso contínuo de proteção, inclusive em áreas com sombra. Dermatologistas recomendam o uso de FPS 15 no mínimo, ainda que em pele negra, pois é a mais fácil de manchar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário