terça-feira, 27 de novembro de 2012

A Argila possui mais de 60 minerais diferentes!!!


 O Brasil é um país rico em argila e possui fontes de norte a sul. No entanto é ainda pequeno o seu uso com finalidade terapêutica e estética. 
A argila possui diversos minerais, dependendo da região onde é encontrada (cálcio, magnésio, ferro, alumínio, silício). A cor denuncia a espécie majoritária que a compõe. O ferro-ferroso faz com que a argila adquira cor cinza, creme ou esverdeada o Ferro-férrico da a cor avermelhada ou laranja; alumínio e magnésio: cor branco amarelada.
A argila fornece para o corpo minerais essenciais (há 60 minerais diferentes), mas apenas 22 são essenciais (aqueles necessários para a realização de atividades metabólicas em nosso organismo). Desses 22 minerais, 7  são macrominerais  (cálcio, cloro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e enxofre), 15 são microminerais ou oligoelementos  (na sua maioria atuam como coenzimas em parceria com as proteínas conhecidas como enzimas).
Somente para relembrar alguns posts atrás,  os oligoelementos são conhecidos desta maneira devido à quantidade requerida de cada um deles ser menor que 100mg. Esses elementos químicos, em sua maioria metais, são essenciais para o bom funcionamento das células.
Amanhã você saberá mais especificamente, as funções de cada tipo de argila!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário