quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Como funcioma o DMAE na pele


Nos EUA foi aprovado pelo Food and Drug Adminstratio (FDA) para seu uso no tratamento da síndrome da fadiga crônica. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou o uso cosmético em 2002, visando a uma ação antiaging (anti envelhecimento), após a observação do efeito colateral decorrente da administração oral do medicamento Deanol®: contração involuntária da musculatura do rosto e do pescoço.
O DMAE é um análogo sintético da colina, atua estimulando a liberação da acetilcolina, que por sua vez, estimula os músculos da face ocasionando um efeito tensor na pele que pode amenizar linhas de expressão, diminuir rugas e devolve o tônus muscular melhorando sua aparência.
A ação do envelhecimento traz a pele rugas e sinais, ao mesmo tempo em que, aparenta estar “cedendo”, resultante não apenas dos danos dos radicais livres ao colágeno, mas também nos nervos e os músculos debaixo da pele. O tônus e a contração do músculo são causados pela liberação dos neurotransmissores, especificamente acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) que, por sua vez, estimula os músculos ocasionando o efeito tensor. Já o envelhecimento está relacionado a diversas alterações morfológicas, fisiológicas e bioquímicas inevitáveis que ocorrem progressivamente no organismo ao longo da vida. Entre estas alterações está a redução da tonicidade dos músculos faciais, diminuição da síntese das fibras de colágeno e elastina, redução da circulação periférica e agressão por radicais livres. O DMAE promove com o uso sem interrupção, o enrijecimento da musculatura e firmeza da pele, sem alterar os movimentos de mímica.
Por agir diretamente no músculo, os resultados do uso estético do DMAE têm sido comparados aos da toxina butulínica, o botox. É comum a comparação de que o DMAE seria o botox em creme. Os mecanismos de ação dos dois compostos, entretanto, são opostos. Enquanto o DMAE provoca o enrijecimento do músculo, o botox relaxa.
Além dessa diferença, o DMAE pode ser usado em cremes e géis, enquanto o botox deve ser aplicado (com agulha e seringa) no músculo. Ao aplicar o botox, a pele deixa de se contrair, fica em repouso e as linhas de expressão somem ou ficam bastante suavizadas, pois o mesmo é um inibidor do neurotransmissor acetilcolina. Neste caso, ao invés de enviar estímulos para a contração dos músculos, o botox paralisa os músculo, relaxando-os, já no caso do DMAE, o efeito tensor e causado pelo enrijecimento e aumento de tônus da musculatura. Na sua aplicação, as pessoas sentem uma leve “puxada” na pele, dando a impressão de estar lisa, e o efeito Cinderela, que ainda não tem explicação científica e é passageiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário