quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A terra como um verdadeiro poder curativo


A composição química e geológica da argila, porém, não basta para explicar suas qualidades curativas. Existe um outro fator a ser considerado para que a terra seja reconhecida como um agente terapêutico: a energia que ela contém. Ela é dotada de uma força extraordinária que contribui para um processo de transformação positiva do organismo. Repare que, o cão doméstico não dispensa “banhos de lama”, sempre que tem oportunidade. Por instinto, os animais percebem que a argila possui a capacidade de manter seus corpos mais sadios e de livrá-los de doenças.
Na Europa, durante o verão, pessoas que têm problemas pulmonares e doenças degenerativas se submetem a tratamentos preventivos com verdadeiros banhos de argila medicinal em balneários de águas termais. Os resultados são fantásticos e propiciam a esses pacientes enfrentarem os meses de inverno sem pneumonias, bronquites, dores reumáticas, inflamação de ciático, etc. Existem algumas argilas famosas no mundo, como as extraídas do Mar Morto, cuja composição tem alta concentração de sal marinho, riquíssima em iodo, cobalto, bromo, cobre, lítio, níquel, ouro, etc. Essa lama é largamente utilizada em cosméticos, desde sabonetes a creme de rejuvenescimento, antiacnes, estrias, etc.
Já no Brasil, Índios e escravos africanos usavam para neutralizar o veneno das ferroadas dos insetos e picadas venenosas de aranhas, cobras e escorpiões. A lama úmida colocada na região afetada produzia grande alívio na dor, desinchava e tirava a febre.
No Espírito Santo, em Vitória, sabe-se de clínicas especializadas em geoterapia, que recebe pacientes de várias regiões do país. 
Assim, nota-se que, desde os povos mais antigos, até os dias de hoje, a terra é usada como um verdadeiro poder curativo, que não só restringe aos tratamentos de pequenas correções estéticas, mas também alcança a cura alternativa para alguns tipos de inflamação, dor, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário