segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Característica da Pele Oleosa


Não é muito difícil de identificar se sua pele é ou não oleosa. Visualmente, é uma pele brilhosa, devido ao excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas, que deixam os poros mais dilatados. Isso tudo vem acompanhado geralmente de uma hiperseborréia no couro cabeludo, deixando o cabelo também mais oleoso, assim como as costas, principalmente em sua parte superior.   
As peles oleosas possuem suas epidermes mais espessas e menos rugosas. O excesso de sebo gera outras consequências: a acne e o cravo. O comedão, popularmente conhecido por cravo, é formado pelo excesso de sebo e pela hiperqueratinização da pele. Este ambiente torna-se propício para o desenvolvimento de bactérias que irão levar a um segundo estágio: a inflamação  Com o folículo inflamado a pele deixa de ter cravo e passa a ter acne!
A parte boa é que peles oleosas são mais resistentes e sofrem menos com a ação do tempo, demorando mais a envelhecer.
A gordura presente na superfície da pele é importante para a manutenção da sua saúde, pois evita a perda excessiva de água, diminui o atrito com o meio externo e mantém a hidratação. O sebo atua também como protetor contra fungos e bactérias e ainda tem função importante na produção de vitamina D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário