quarta-feira, 10 de abril de 2013

Mais um pouquinho de neurocosméticos....


A neurocosmética é a evolução da era cosmética sensorial. Ela é baseada na aplicação de substâncias que atuam no organismo de forma semelhante aos hormônios naturais, exercendo efeitos benéficos para a saúde e beleza da pele, cabelos e unhas. Basicamente, tudo isso se fundamenta no que todo mundo já sabe: se você se sente bem, você tem aparência boa e saudável e vice-versa.
A ANVISA não permite o emprego de hormônio em cosméticos, e desta forma, a aplicação da endorfina em cremes é proibida, mas existem plantas, por exemplo, que contêm substâncias de ação semelhante às endorfinas humanas, sendo também captadas pelos receptores da pele. As fitoendorfinas (endorfinas do reino vegetal) promoveriam revitalização e rejuvenescimento da pele, reduzindo estados de irritação, inflamação e desgaste. São elas que levam o estímulo dos neurocosméticos até o sistema nervoso central, produzindo um efeito endorfina-like (similar ao da endorfina)
Em contato com a pele, as fitoendorfinas são captadas por receptores nervosos que avisam o cérebro que a substância está presente no organismo e este, por meio do hipotálamo (região que controla as emoções) oferece sensações agradáveis. Elas agem superficialmente nas células da epiderme e profundamente nas da derme. O resultado é incrível: a pele ganha mais elasticidade e vida e as linhas de expressão e a flacidez são atenuadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário