quarta-feira, 17 de abril de 2013

O colágeno


Quando o assunto das rugas e do envelhecimento começa a surgir, não há outra palavra que apareça tanto: colágeno. Hoje, vamos tentar entender um pouquinho a importância dessa estrutura para o nosso corpo, e principalmente, para a nossa pele!
O colágeno é uma proteína produzida em nosso organismo pelas células chamadas fibroblastos, que produz mais de 20 tipos de colágeno alem de outras fibras de sustentação, a elastina e a reticulina. As fibras do colágeno são as proteínas responsáveis pelo vigor e resistência da pele - sua sustentação mesmo.
O problema é que, desorganizadas e diminuídas, com o passar dos anos, podem ser responsáveis pelo envelhecimento da pele e, consequentemente, o surgimento das marcas de expressão. A cada década perdemos 6% de colágeno aproximadamente. A partir dos 25 anos, os fibroblastos começam a diminuir sua produção e a partir dos 50 anos, a produção de colágeno pelos fibroblastos cai para apenas 1 terço.
Desta forma, é bastante recomendado que jovens a partir dos 25 anos, comecem a cuidar da pele usando cremes com ativos específicos que retardam o envelhecimento da pele, estimulando o colágeno, como os famosos antiaging. Outros cremes recomendados são aqueles que têm ação antioxidante (vitamina c), peelings que estimulem a produção de colágeno como o peeling de diamante, ácidos que tenham a mesma função como o glicólico e o acido retinoico, alem dos infinitos aparelhos que a área da estética hoje oferece, como a Luz Intensa Pulsada, radiofrequência, dentre outros tratamento faciais e corporais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário