terça-feira, 2 de abril de 2013

Transtorno Dismórfico Corporal


Hoje vamos falar de um transtorno psiquiátrico encontrado em pessoas que procuram demasiadamente cirurgias e tratamentos estéticos, que é o chamado Transtorno Dismórfico Corporal.
Nestes casos elas imaginam que todos ao seu redor  percebem um determinado defeito em sua aparência, preocupando-se efetivamente com ele e sendo capaz de submeter a diversos tratamentos, muitas vezes de risco, para corrigi-lo. As principais preocupações das mulheres envolve mamas, coxas, pernas, face, cabelos e celulite, além de outras condições estéticas. Muitas delas passam mais de uma hora por dia pensando nessas condições, e isso pode acarretar problemas no trabalho, com a família e, principalmente, na vida pessoal, podendo também afetar outras situações sociais. Algumas vezes as alterações podem ser pequenas ou mínimas. Porém, um paciente com esse transtorno percebe tudo muito mais grave do que realmente é, sofrendo muito com esse fato. Nas clínicas dermatológicas e cirúrgicas, estima-se uma ocorrência de 6% a 15%, afetando homens e mulheres na mesma proporção. Os pacientes que apresentam estes transtornos resistem ao tratamento psiquiátrico, pois acreditam que seu problema é físico.
Infelizmente, os procedimentos estéticos raramente ajudam a resolver o problema. Além disso, de cada 10 pacientes com Transtorno Dismórfico Corporal, 6 sofrerão com depressão, e 1 a cada 3 pacientes, de fobia social associada. O profissional adequado para para cuidar deste distúrbio é um médico psiquiatra, que irá trabalhar também com medicação antidepressiva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário