terça-feira, 5 de junho de 2012

Envelhecimento precoce


Pare por alguns minutos e repense seus hábitos. Você está colaborando para evitar o envelhecimento precoce da pele? Para saber essa respostas é preciso analisar os seguintes pontos: alimentação, sono, vícios e exposição solar. Todos esses fatores, se conduzidos de forma equivocada, aumentam a oxidação celular, degradando a produção de colágeno, promovendo a desidratação e as rugas.
A má alimentação e a ingestão de pouco líquido são os primeiros fatores que aceleram o envelhecimento, acompanhado do álcool e do fumo. A exposição solar com a ação da radiação ultra-violeta também colabora para isso. O correto é utilizar o protetor todos os dias e incluir no cardápio muitas frutas, legumes, verduras – principalmente os alimentos que possuem antioxidantes como a Castanha do Pará, o tomate, as frutas cítricas, a cenoura, etc. - e muita água, aproximadamente 3 litros por dia. 
O fumo provoca um aspecto ressecado na pele, as rugas e marcas de expressão como as que aparecem ao redor dos lábios ficam mais evidentes. Além de destruir as fibras colágenas, de elastina e fibroblastos. 
Em relação ao álcool, um dos sinais mais evidentes são os vasos dilatados no rosto. Pessoas já consideradas alcoólatras podem apresentar manchas escuras na pele.
Por fim, o sono, que geralmente deve ser de 6h a 8h por noite. Quando dormimos menos do que o necessário a manifestação que se apresenta na pele é a chamada olheira, que indica o cansaço e o esgotamento físico. Para manter a pele rejuvenescida o indicado é dormir no período de 22h às 2h, pois nesse horário a melatonina (hormônio do sono) relaxa corpo e mente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário