quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A Terapia Térmica ou Termoterapia


A termoterapia é a aplicação de calor com fins terapêuticos. O calor é uma forma de energia que está relacionada com o movimento das moléculas de um corpo, constitui-se como um agente terapêutico natural, utilizado desde os povos da antiguidade, como recurso eficaz no tratamento de diversas afecções.
Esta forma de energia (o calor) acelera todas as reações químicas do organismo, na medida em que, além de agir como catalizador das reações enzimáticas, de síntese proteica e de atividade metabólica, provoca igualmente uma série de alterações no sistema circulatório, aumentando o fluxo sanguíneo, oxigenação e nutrição dos tecidos, melhora a resposta imunológica, etc.
O sistema nervoso também é beneficiado pela terapia térmica uma vez que atua sobre as terminações nervosas produzindo efeito analgésico. O aumento da temperatura atua igualmente nos receptores musculares gerando um relaxamento das fibras musculares e melhora a dor nas articulações.
Outros efeitos são: melhora da insônia e quadros de tensão, melhora na diurese, promove uma desintoxicação geral e um relaxamento e bem estar.
Na massagem com pedras quentes, a termoterapia é aplicada através da temperatura das pedras, que varia entre 45C e 55C. Amanhã falaremos da técnica desta massagem. Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário