terça-feira, 23 de outubro de 2012

Por que engordamos?


Olá!
Nesta semana falaremos de um assunto que interessa a todos. Se hoje não é um problema, com certeza já foi no passado ou será um dia no futuro. É um mal que todos nós tememos: o aumento de peso. Mas afinal, por que engordamos? Os médicos garantem que o consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos e gordura e a falta de exercícios são as principais causas pelo excesso de peso na população, além da predisposição genética. Há outros fatores, no entanto, que contribuem para os quilos extras, como alterações hormonais na adolescência, Síndrome do Ovário Policístico, estresse, idade, entre outros.
As meninas enfrentam uma revolução hormonal com a chegada da primeira menstruação. Os ovários passam a produzir progesterona e estrogênio, criando, em alguns casos, certo grau de resistência à insulina. O distúrbio se predispõe ao acúmulo de tecido adiposo. Como o organismo produz também altas doses do hormônio de crescimento, a tendência para esse grupo de garotas é o aumento de peso. Outro fator é a Síndrome de Ovários Policísticos (SOP). Com a irregularidade da produção de hormônios femininos, o organismo se torna resistente à insulina, tornando-se suscetível ao excesso de peso.
No período de gestação, o corpo da mulher se prepara para gerar o feto, para o parto e a amamentação. É outro período de explosão hormonal, com aumento das taxas dos hormônios femininos. O corpo da gestante ainda produz substâncias como o lactogênico placentário (para acolher o feto no útero) e a prolactina (hormônio que estimula a produção de leite). A tendência é o ganho de peso, com a taxa ideal entre 9 e 13 quilos. Depois do parto, ela perde cerca de 6 quilos, e o restante durante a amamentação. Mas algumas não conseguem se livrar dos quilos a mais. O segredo é manter uma alimentação balanceada, sem exageros, e fazer atividades físicas.
A pílula anticoncepcional não é mais a vilã das mulheres ou a melhor desculpa para o ganho de peso, pois as marcas atuais têm menor dosagem hormonal e inclusive, muitas delas têm doses baixas de diurético em sua formulação. Mas estudos ainda em andamento mostram que o uso de anticoncepcional leva ao aumento da insulina na corrente sangüínea. Mulheres com tendência a engordar devem ficar atentas.
A dupla ou tripla jornada, a preocupação com os filhos, as noites mal dormidas, enfim, o estresse. Algumas mulheres emagrecem, mas a maioria engorda. Isso porque o aumento nos níveis de cortisol, o hormônio responsável pelo controle do estresse no organismo, também  provoca a intolerância à insulina, que alimenta o tecido adiposo. Como se não bastasse, um estudo norte-americano revelou que o estresse baixa os níveis de lepitina, substância produzida pelo organismo que reduz a fome e estimula o gasto de energia em repouso. E, segundo o chefe do grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas, Alfredo Halpern, o estresse também aumenta a quantidade de tecido adiposo que acaba se concentrando na região do abdômen........Mas atenção, todos esses fatores podem sim desencadear aumento de peso, mas nem sempre justificam a obesidade. Se você está acima de seu peso, procure saber o motivo, consulte um médico e se cuide!

Nenhum comentário:

Postar um comentário