terça-feira, 30 de outubro de 2012

Os Benefícios da Vitamina C em Cremes


Ultimamente vemos com frequência em cosméticos, cosmecêuticos e dermocosméticos, a presença da vitamina C em suas composições. Uma quantidade significativa de pesquisas científicas dão suporte aos tratamentos estéticos contendo este princípio ativo. Os benefícios cutâneos desses tratamentos incluem a promoção da síntese de colágeno, melhora da fotoproteção, clareamento de manchas e melhora de uma variedade de dermatoses inflamatórias.
Uns dos seus maiores benefícios é seu grande poder de proteção contra o envelhecimento. A vitamina C  combate os radicais livres e melhora as defesas da pele, fortalecendo a imunidade das células cutâneas. Além disso, tem ação hidratante e aumenta o tônus do rosto. Esse conjunto de benefícios colabora para a cútis parecer mais jovem.
Pesquisadores alemães relataram em estudo a capacidade da vitamina C, aplicada topicamente, em reduzir significativamente as rugas faciais. Nesse estudo foram comparados os efeitos de um creme contendo 3% de vitamina C versus o veículo. Foram avaliadas 33 mulheres que receberam a aplicação diariamente, por um período de 4 meses. Ao final da avaliação, a aplicação tópica de vitamina C resultou em um aumento rápido e significativo da densidade da papila dérmica, após 4 semanas de aplicação diária, quando comparada ao veículo.
No caso do manchas escuras, por inibir uma das etapas da fabricação de pigmento, o uso tópico da vitamina C promove um leve efeito clareador da pele, o que faz dela um bom coadjuvante nos tratamentos de clareamento.
Que maravilha, não é?!? Todos esses benefícios em um único ativo potente.....porém, muito cuidado: a vitamina C é um ativo vulnerável, isto é, ao menor contato com o ar se oxida e tem suas propriedades alteradas, o que reduz sua eficácia. Por isso, a embalagem dos cosméticos que contêm o ativo faz toda a diferença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário