sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Quem tem hipotireoidismo engorda mesmo com mais facilidade?


A tiroide fica localizada na região anterior do pescoço e quando a sua produção hormonal fica reduzida por uma doença geralmente ocorrida nela mesma, pode acabar deixando todo o metabolismo mais lento, o que reduz a queima calórica trazendo menor queima de gordura, além de reduzir o metabolismo do fígado fazendo acumular colesterol e triglicérides na corrente sanguínea, por isso aumenta o risco de obesidade e o risco de infartos e derrames caso não seja reposto o hormônio tireoidiano em tempo adequado.
Com o metabolismo devagar devido à carência dos hormônios, o aumento de peso e o cansaço aparecem. A libido tende a cair. É como se o organismo todo trabalhasse com menos energia. Mas se você engordou mais do que 5 quilos, não dá para culpar só a glândula. O aumento de peso provocado pelo hipotireoidismo é de 4 a 5 quilos, e ainda assim por retenção de líquido. Não mais do que isso. Nestes casos, a drenagem linfática é muito recomendada para combater o inchaço provocado pela doença.
Embora os sintomas sejam desagradáveis, assim que o mal é diagnosticado, é feita a reposição dos hormônios. Uma vez acertada a dose do medicamento, seu organismo volta ao ritmo normal e os sintomas tendem a desaparecer. Portanto, se você está acima do peso e ainda culpa a tireoide, aqui vão algumas dicas para você vencer a balança e finalmente entrar em forma:
Evite dietas radicais – Elas provocam a perda e o ganho de peso consecutivos. Esse tipo de dieta contribui para aumentar o apetite devido às restrições. A opção é se reeducar.  
Faça uma pausa para lanchar – Lanches ligeiros no meio da manhã e da tarde, entre as refeições principais, permitem controlar melhor o apetite.
Almoce bem – Para ser completo, o almoço deve incluir verduras, legumes, carnes magras e um tipo de carboidrato. Se optar por uma salada de batatas, deixe o arroz de lado. Também não misture massas com arroz e feijão, e inicie a refeição com hortaliças e legumes.  
Abuse das frutas – Recomenda-se de três a cinco porções de fruta por dia. Elas se encaixam perfeitamente  em todas as refeições  
Evite frituras – Opte por grelhados, assados ou cozidos ao vapor. As frituras podem ser consumidas, mas  esporadicamente
 Mastigue devagar – Isso ajuda no controle da saciedade e da digestão. Por isso, saboreie os alimentos e delicie-se com os seus aromas, gosto, temperatura e textura.
Faça exercícios – Caminhar, correr, nadar, frequentar a academia, ir ao supermercado ou à padaria a pé ajudam a eliminar o excesso de calorias.
 Cuidados na gravidez – A gestante deve ter uma alimentação equilibrada, com todos os grupos de alimentos. Evite frituras, doces, refrigerantes e faça exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário