quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sono e aumento de peso


Bastam algumas noites mal dormidas para percebermos que o raciocínio fica mais lento e que a nossa capacidade de concentração torna-se cada vez menor. E quanto mais tempo ficamos sem dormir, observamos outro inconveniente: os quilinhos extras na balança. Isto acontece por uma deficiência na produção da leptina, um hormônio produzido durante o sono e que regula o apetite.
Ou seja, quando se dorme menos do que o necessário, o hormônio é produzido em menor quantidade, fazendo que a pessoa coma mais. É que é a leptina quem avisa o hipotálamo (localizado no sistema nervoso central) que o organismo está satisfeito.
Este, por sua vez, manda uma mensagem para o corpo solicitando que ele pare de comer e passe a queimar calorias. Se há deficiência nesta comunicação, a tendência é comer excessivamente. 
Segundo um estudo realizado na Universidade Case Western Reserve, em Ohio (EUA) por um período de 16 anos, mulheres que dormem em média cinco horas ou menos por noite têm 35% mais riscos de sofrer um aumento importante de peso em relação às que dormem sete horas.
Pessoas que não dormem bem tentem a acumular menos massa muscular e mais gordura, além de casos de hipertensão e diabetes. Isso porque a falta de sono estimula a liberação de uma substância chamada noradrenalina que eleva a pressão arterial.
A única maneira de recuperar o sono perdido é aumentando em uma ou duas horas o tempo dormido de noites subsequentes, então.....programe-se na hora de dormir. Ao deitar, prepare seu quarto reduzindo a iluminação e, se possível, deixando somente as luzes indiretas acesas. Você deve sentir que seu quarto é um ambiente agradável, conserve-o limpo e com a temperatura adequada. Se é fumante, nada de fumar no quarto...
Tente sempre relaxar antes de deitar. Uma boa massagem ou um banho morno de banheira fazem esse papel.....sua saúde agradece.
Boa noite, e durmam bem ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário