terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mas afinal, o que são as olheiras? A que estão relacionadas?

Na maioria dos casos, as olheiras abaixo dos olhos são vasos sanguíneos que podem ser vistos através da pele. Isso porque a pele ao redor das pálpebras é a mais fina de todo o nosso corpo, ficando sempre mais aparente a alteração de pigmentação e os vasos sanguíneos no local. Quanto mais transparente for a pele, mais escura serão as olheiras. Ibéricos, árabes e indianos costumam ter a região ainda mais fina, e é por isso que esses povos tem mais probabilidade de desenvolverem as manchas.
Alergias em geral, desde as alimentares às respiratórias como asma, rinite ou sinusite, podem provocar coceira nos olhos, contribuindo para a formação de olheiras, devido à fricção ou o coçar de pele em seu redor.
A alimentação pobre em nutrientes como o ferro e a falta de oxigenação da células provoca alteração de coloração na pele. Durante a menstruação a mulher pode ter mais olheiras pois perde muito sangue e com ele, novamente o ferro.
Quando estamos cansados ou estressados, nossas veias e vasos se dilatam e com isso, as olheiras voltam a aparecer.
Resumindo, basicamente sempre que houver: pele fina na região suborbital, dilatação de vasos, má alimentação e má oxigenação celular, as olheiras estarão presentes. Portanto, cuide-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário