segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O que são Oligoelementos


Olá! Dedicarei essa semana aos oligoelementos. Você com certeza já deve ter escutado este nome antes, mas sabe o que significa? Bom, até o final da semana como certeza ficará sabendo! Aliás, a cada uma semana por mês, falarei sobre um mineral diferente. Nesta semana começaremos com o Magnésio, um dos minerais essenciais usados na regeneração celular, mas antes vamos entender o significado dos oligoelementos.
De origem grega, a palavra oligoelementos significa pequena quantidade de elementos. Oligo quer dizer pouco. São conhecidos desta maneira devido à quantidade requerida de cada um deles ser menor que 100mg. Esses elementos químicos, em sua maioria metais, são essenciais ao organismo. Eles podem ser extraídos da natureza para consumo, dentro da supervisão médica e de nutricionistas (vitamina, minerais, etc), terapêutica (normalmente prescrito de forma sublingual) e estética (cosméticos). Este consumo é dado como tratamento ORTOMOLECULAR, que busca equilibrar o meio interno, tratando de dentro para fora e equilibrando o organismo. Desta forma, acredita-se que o equilíbrio do organismo proporciona benefícios emocionais, físicos e estéticos.
Muito ouvimos falar do médico ortomolecular, não é mesmo? Muitos pacientes procuram esta especialidade para emagrecer, por exemplo, e para que isso seja alcançado, o médico irá identificar os desiquilíbrios do organismo e equilibrá-lo com os oligoelementos que falamos no início deste post. Além do Magnésio temos o Zinco, Ferro, Ouro, Zinco, dentre outros.
Gostou? Fique ligado que amanhã tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário