terça-feira, 14 de agosto de 2012

Fases de crescimento dos pelos

Como falado no post de ontem, os pelos do corpo não crescem indefinidamente. Cada pelo passa por três fases: crescimento, transição e repouso . O processo de divisão celular que aumenta o comprimento da haste do pelo é a fase ativa, ou o ciclo anágeno. Dependendo do tipo do pelo, o ciclo anágeno continua por cerca de 3 a 6 anos, e, sem seguida, diminui para a fase de descanso, ou o ciclo telógeno. Como o pelo é feito, em sua maioria, de matéria morta, ele cai durante a fase telógena.
Essas durações variáveis de crescimento explicam porque os pelos da cabeça crescem mais do que os dos braços ou pernas. A fase ativa (ciclo anágeno) dos pelos do corpo geralmente dura apenas uns poucos meses, enquanto a fase ativa do escalpo dura alguns anos.
As diferenças nas fases de crescimento, no tamanho dos folículos pilosos e da densidade das hastes capilares também definem os diferentes tipos de pelos do corpo. No útero, os fetos são cobertos por cabelos minúsculos chamados lanugo. Logo após o nascimento, os bebês têm uma penugem, com pelos ainda sem pigmento, pelo corpo. Quando a puberdade chega, as penugens dão lugar aos pelos finais grossos, em lugares como axilas e genitais. Os pelos mais longos e finos da cabeça, sobrancelhas e cílios também são finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário