quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Tipos de depilação: cera quente e cera fria


Hoje é dia de tratar sobre um dos métodos mais utilizados e comentados de depilação: a cera quente e a cera fria. Lembrando que para esse tipo de depilação, é necessário que os pelos estejam longos para se obter um melhor resultado. Vale ressaltar que a cera quente é um pouco mais vantajosa que a fria, já que ajuda na abertura dos poros, fazendo com que os pelos sejam retirados mais facilmente. Porém, a quente pode agravar o aparecimento de derrames e varizes, por isso não é indicado para quem tem pré disponibilidade a desenvolvê-los.
A depilação com cera fria é uma das mais fáceis e comuns e na qual o resultado dependerá da área a ser depilada, do volume e da consistência do pelo. O processo arranca o pelo pela raiz, garantindo um período de cerca de 20 a 30 dias de pele lisa. Existem vários tipos de cera, específicas para pelos mais finos, como os dos braços e do corpo, e para os mais grossos, como os da virilha, axilas, pernas e certos tipos de barbas. É indispensável secar a área a ser depilada antes da processo, para garantir aderência e remoção dos pelos. O processo pode ser doloroso e para ter um bom resultado, o ideal é procurar bons profissionais. 
Da mesma forma que a cera fria, a depilação com cera quente retira os pêlos pela raiz, permitindo durabilidade de, pelo menos, 20 dias. Por abrir os poros com o calor, quanto mais natural for a composição da cera, melhor será para a saúde da sua pele. Este método também tem as suas especificações para cada parte do corpo, de acordo com a sensibilidade de cada área. Assim como com a cera fria, é indispensável secar a área antes da depilação, para ter total remoção dos pelos. Verifique sempre a temperatura da cera em uma área pequena da pele para não correr o risco de se queimar. Vale lembrar que a ajuda de um profissional é sempre bem-vinda para obter melhores resultados. Existem diversos tipos de cera quente disponíveis no mercado, como as de chocolate e cravo, a base de camomila, ou de mentol, de algas, de jojoba, de vinho e de mel. Cada uma contem nutrientes específicos que podem ajudar, por exemplo, a amenizar a dor, abrindo os poros e facilitando a remoção dos pelos, ou a hidratar mais ou menos a pele.
O roll on também é cera quente e é um dos métodos mais higiênicos de fazer depilação. Ele garante que a cera usada em uma pessoa não será usada em uma outra, o que pode transmitir micoses, por exemplo. Um aparelho esquenta a cera, que é aplicada na área a ser depilada, e a depiladora a retira com um tecido falso. Além de ser mais rápido, não queima a pele como a cera quente e nem é tão dolorida quanto a cera fria.
Ao contrário dos métodos que não eliminam o pelo pela raiz, as depilações com cera eliminam o pelo por completo e, portanto, existe uma possibilidade maior de encravá-lo, não sendo um método mundo indicado para quem tem  foliculite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário