segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O que é estresse?

O estresse, que pode ser de natureza física, psicológica ou social, é um conjunto de reações fisiológicas do corpo a um esforço extremo ou importante que, de grande quantidade, intensidade e duração, pode levar a um desequilíbrio do organismo. A reação ao estresse acaba sendo uma atitude biológica necessária para a adaptação a situações novas no dia a dia e ativa processos hormonais e nervosos baseados em um estado de alerta, aumentando o ritmo cardíaco e o estado de vigilância.
Os estímulos que desencadeiam uma reação de estresse no organismo são chamados de estressores.
Um dos primeiros estudos sobre estresse foi realizado em 1936 pelo pesquisador canadense Hans Selye, que observou um padrão específico na resposta comportamental e física das cobaias. O pesquisador descreveu os sintomas do estresse com três fases sucessivas: alarme, resistência e esgotamento.
O estresse pode ser dividido em dois tipos básicos: o crônico (afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia a dia, mas de uma forma mais suave) e o agudo (é mais intenso e curto, e, normalmente, é causado por situações traumáticas, porém passageiras, como a depressão pela perda de alguém querido).



Nenhum comentário:

Postar um comentário