terça-feira, 7 de agosto de 2012

Os dois tipos de estresse

Como falado no post de ontem, o estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais, que acontece quando surge a necessidade de adaptação a um evento ou situação de grande importância. E esse evento pode ser algo negativo ou positivo.
O estresse negativo é aquele em excesso e acontece quando a pessoa ultrapassa seus limites e acaba esgotando a sua capacidade de adaptação. O corpo fica sem nutrientes e a energia mental fica reduzida, prejudicando a produtividade e capacidade de trabalho e a qualidade de vida, e o indivíduo pode até vir a adoecer.
Já o estresse positivo é o estresse em fase inicial, a do alerta. O organismo produz adrenalina que dá ânimo, vigor e energia, fazendo com que o indivíduo produza mais e até fique mais criativo. A pessoa pode passar por períodos em que descansar e dormir não é tão importante. Mas, normalmente, esse estresse positivo não consegue durar por muito tempo porque ficar alerta durante um longo período não faz bem para o corpo e o estresse pode até se tornar excessivo e passar a ser negativo.
O ideal é quando a pessoa aprende a lidar com o estresse e consegue gerenciar a fase de alerta de forma eficiente, alternando entre estar alerta e sair do alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário