segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Os pelos


Você sabia que um homem comum gasta mais de um mês de sua vida barbeando-se? E que as mulheres depilam as pernas por centenas de horas durante a vida para tirar milhares e milhares de pelos indesejados? Apesar da impressão de que os pelos estão “ativos” no corpo do lado de fora, é internamente que a ação real acontece. Tudo acontece na derme, segunda camada da pele.
As células dentro dos folículos pilosos se dividem e se multiplicam e, à medida em que o espaço dentro do folículo é preenchido, ele empurra células mortas para fora. Depois que essas células velhas endurecem e deixam o folículo, elas formam a haste capilar. A haste é composta, em sua maioria, por tecido morto e uma proteína chamada queratina.
Porém os pelos do corpo não crescem indefinidamente; eles têm as fases anágena, catágena e telógena, ou fase de cescimento, transição e repouso. Esse ciclo dura de 18 a 24 meses. São as diferenças nas fases de crescimento, no tamanho dos folículos pilosos e na densidade das hastes capilares que também definem tipos de pelos do corpo.
Fique ligado que, ao longo da semana, vamos falar mais sobre os pelos do corpo humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário