quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Hirsutismo – Aumento de pêlos

O hirsutismo é caracterizado pela presença de pelos em áreas do corpo nas quais, normalmente, não deveriam nascer pelos, como na face, tórax, abdome, parte interna das coxas, virilha e nádegas, ou ainda um excessivo aumento de pelos. O problema acaba sendo mais inconveniente para as mulheres do que para os homens. Normalmente, esse aumento do crescimento em locais indesejados é mais comum nas mulheres após a menopausa e nos usuários de produtos anabolizantes ou de corticosteroides.
Nas mulheres e em crianças, o excesso de pelos pode ser decorrente de um distúrbio da hipófise ou das glândulas adrenais, que acaba por causar uma produção excessiva de hormônios masculinos. Para confirmar ou não a suspeita de hirsutismo, são realizados exames de sangue, que também serão capazes de determinar se a causa da doença é ou não um distúrbio endócrino.
Em cerca de 80% dos casos, o hirsutismo é provocado por uma alteração no funcionamento dos ovários, conhecida como Síndrome dos Ovários Policístico (SOP). As mulheres com SOP apresentam uma produção exagerada de hormônios masculinos pelos ovários, sendo esses hormônios responsáveis pelo aumento dos pelos no corpo e aparecimento de acne. Essas mulheres também apresentam grande tendência para obesidade, diabetes, infarto, alterações da menstruação e infertilidade. Outras causas do hirsutismo são tumores de ovários e glândulas adrenais, excesso de produção de prolactina e de cortisol, além do uso de certas medicações.
Praticamente todas as causas de hirsutismo necessitam de tratamento e acompanhamento especializado por poderem comprometer todo o organismo. Em muitos casos, o tratamento requer cirurgia ou uso de medicações por tempo prolongado.

6 comentários:

  1. É isso que tenho, apesar de todos os médicos e exames que fiz dos meus dezessete anos pra cá, não serem conclusivos a respeito de nada.
    Tenho pêlos no rosto, bigode, pescoço, seios e barriga, e uma quantidade exagerada nos braços e pernas.
    Por favor, me indique um remédio, os médicos não querem me ajudar.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mires,
    como você já fez todos os exames e nada foi acusado, pode ser de fato um problema constitucional. Você já tentou fazer depilação com Luz Pulsada? Eu trabalho com um aparelho que costuma funcionar muito bem na depilação definitiva.
    Caso haja interesse, entre em contato comigo: (11) 3045-6760

    Um Abraço
    Lia Capez

    ResponderExcluir
  3. Acontece que moro em Maceió, interesse eu tenho, só não posso me deslocar daqui prai, eu já li muito a respeito, e penso que mesmo fazendo os pelos vão voltar a crescer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria o caso deu primeiro fazer um tratamento com progesterona, eu já tomei vários anticoncepcionais, mas também não deram nenhum resultado.
      E se for o caso deu fazer essa depilação com luz pulsada, será que encontro uma clinica aqui no meu estado.
      Me desculpe incomodar, mas não tenho mais a quem recorrer.

      Atenciosamente.

      Excluir
  4. Você devia ter vergonha, a partir do momento em que soube que eu não lhe daria algum lucro, simplesmente me ignorou, vocês médicos são todos uns hipócritas.

    ResponderExcluir
  5. Mires, peço desculpas, por algum motivo não consegui ver sua mensagem, vamos nos falar através de meu e-mail? lia@esteticaliacapez.com.br

    Eu não sou médica, sou esteticista, portanto, não consigo te orientar quanto à parte hormonal. Se você nunca fez a depilação com luz pulsada, acho que não custa nada tentar, os valores hoje estão muito mais em conta que antigamente. De qualquer forma, mande-me um e-mail que eu encaminho para a dermatologista responsável da clínica para ela tentar te informar quanto aos hormônios. Abraço Lia

    ResponderExcluir