quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Causas de manchas – fatores externos


São diversos os fatores que podem originar as manchas na pele. As manchas podem ter origem das partes mais profundas da pele (derme) e também das partes mais superficiais (epiderme). Os fatores externos incluem o cigarro, o álcool, a poluição ambiental, a má alimentação, o sedentarismo, o estresse exagerado. Mas o principal causador externo de manchas na pele é o sol. 
O melasma pode ser superficial, profundo ou misto, e quanto mais profundo for, mais difícil será o seu tratamento. O envelhecimento cronológico pode fazer com que se tenha mais vulnerabilidade a pintas e manchas localizadas, pois o organismo vai perdendo a capacidade de filtrar as células defeituosas, a pele perde parte da capacidade de se defender do sol, além do fato da radiação ser cumulativa e ter sido guardada na memória da célula durante as décadas de vida. 
As famosas melanoses actínicas nas mãos, sardas brancas em pernas e antebraços, avermelhamento na lateral do pescoço (chamada poiquilodermia) e as lesões pré-cancerosas, ásperas como as queratoses actínicas, são exemplos dos efeitos causados na pele ao longo dos anos e que podem ser amenizados com o uso do protetor solar. 
Picadas de insetos, queimaduras leves e arranhões costumam deixar a pele manchada. A princípio as lesões são cor de vinho, rosadas, mas depois podem se tornar castanhas, já que o organismo "deposita" melanina nos locais onde houve uma inflamação, particularmente nas pessoas de pele morena ou dourada, as mesmas que pegam bronzeado com facilidade. 
A acne também deixa manchas avermelhadas escuras, por longo tempo após as espinhas terem desaparecido, fazendo com que cada espinha nova que apareça cause aborrecimento por muitos meses. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário