quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cosméticos caseiros


Nos primórdios da cosmética, eram as receitas caseiras que ajudavam as mulheres a manter a pele saudável e bonita. Toda menina vaidosa aprendia, desde cedo, a misturar ingredientes como aveia, mel, leite e abacate, para depois aplicar no corpo e no rosto como se fosse um creme. É um costume que sobrevive até hoje. 
Mesmo com todos os avanços da medicina estética, muitas mulheres ainda preferem confiar nos segredos da natureza a investir em tratamentos sofisticados, caros, mas que podem não dar certo. Os cremes caseiros também não são infalíveis – porém, a própria ciência já comprovou que muitas dessas charmosas receitas funcionam de verdade. Tanto que, em pleno século XXI, elas ainda servem de inspiração para a maioria dos produtos vendidos na farmácia. 
Uma misturinha bem preparada, com ingredientes frescos e nas doses certas, pode ser ótima para a pele. O único inconveniente é que é preciso aplicar logo após o preparo, para evitar a oxidação e a deterioração das substâncias. Não se pode guardar, a não ser que sejam extratos secos como a farinha de amêndoa e o sal marinho, que podem ser usados como esfoliantes. 
O tratamento à moda antiga quase não tem contraindicações. As fórmulas caseiras podem ser aplicadas até mesmo sobre a pele irritada. A calêndula e a camomila, por exemplo, funcionam como calmantes e podem ser aplicadas em compressas frias. Até o famoso o pepino gelado nos olhos, tem sua ação importante nas olheiras, pois causa constrição dos vasos das pálpebras, podendo suavizar momentaneamente o aspecto delas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário