segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Cronologia do envelhecimento da pele


A pele é o maior órgão do corpo humano e tem atribuições extremamente relevantes para o bom funcionamento do organismo. Ela é o principal órgão da regulação do calor e possui características nervosas, constituindo o sentido do tato, e metabólicas, como a produção de substâncias precursoras da vitamina D. Assim como todos os demais órgãos do corpo, a pele sofre alterações no decorrer do tempo e pode envelhecer precocemente. O processo de envelhecimento começa dentro da pele, na verdade, na epiderme, com a diminuição das camadas. 
Dos 14 aos 18 anos, é a fase da puberdade, na qual é comum o surgimento da acne. Dos 18 aos 25 anos, pode se observar que as melhoras na pele são mais nítidas no sexo feminino, e o teor de hidratação passa a ser mais estável com o equilíbrio da produção e eliminação do sebo. Em um bom número de mulheres, os fibroblastos diminuem a produção de colágeno solúvel, o que determina alterações marcantes na hidratação da pele. Começam a aparecer os primeiros sinais do tempo. Surgem marcas muito finas, principalmente ao redor dos olhos e da boca. Dessa idade até os 30 anos, a pele continua a diminuir a produção do colágeno solúvel, que tem a capacidade de retenção de água. 
Dos 30 aos 35 anos, a pele passa a demonstrar destacadamente os sinais de carência de um equilíbrio hídrico ideal para um bom funcionamento da epiderme. Então, acontece o surgimento de rugas com sulcos profundos. Decresce a produção de sebo e suor, e a espessura da camada córnea diminui. Os sinais iniciais do envelhecimento começam a ser notados. As fibras de elastina começam a sofrer alterações na produção e regulação, com efeitos prejudiciais em sua qualidade e quantidade. Em razão dessas alterações, começa o processo diminuição da densidade cutânea, com a perda de firmeza e elasticidade, afetando contorno do rosto. A renovação celular e a hidratação natural da pele começam a diminuir.
Acompanhe hoje e nos próximos dias no blog e redes sociais da Estética Lia Capez, tudo sobre o envelhecimento da pele, como suas causas, fases, dicas de prevenção e tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário