segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O que são fitocosméticos?


A fitocosmética, ramo da cosmetologia voltado ao uso de insumos vegetais, começa a atrair o interesse da indústria, apesar de ainda ser considerada cara. O termo fitocosmético já é conhecido pela indústria brasileira há cerca de dez anos, mas só de uns tempos para cá que vem sendo caracterizado como tendência mundial e nacional. 
Os fitocosméticos são cosméticos cujos princípios ativos são extratos integrais de vegetais, óleos vegetais ou mesmo partes do vegetal, normalmente tendo como ponto de partida um fitoterápico. Têm como apelo e objetivo fornecer produtos que não agridam o organismo e utilizando matérias-primas da flora brasileira, que apresenta uma infinidade de plantas com as mais diversas finalidades terapêuticas.
O termo fito vem do latim e significa planta. Portanto, fitocosmético é um produto que tem a função de conservar ou melhorar a aparência da pele ou dos cabelos utilizando-se, para isso, de derivados de plantas.
Segundo especialistas, os cremes, xampus e hidratantes à base de produtos naturais não agridem o organismo. As novas fórmulas surgem a todo instante nos laboratórios e farmácias de manipulação, sendo feita apenas a escolha das partes que serão utilizadas da planta escolhida (folha, caule, flor, raiz, casca, etc.) e um aperfeiçoamento (isolamento) das substâncias ativas encontradas na planta. Quer saber mais sobre este assunto? Então acompanhe o blog pois duratnte toda esta semana, iremos falar sobre o mundo dos fitocosméticos.
As vantagens dos fitocosméticos já estão cientificamente comprovadas, por serem puros, os extratos não provocam efeitos colaterais, proporcionando apenas benefícios aos usuários. Os médicos também atestam que os fitocosméticos podem ser usados sem restrição, pois os mesmos não são sistemáticos, ou seja, se forem usados de maneira tópica, não serão absorvidos pela corrente sanguínea, sendo a principal vantagem que os fitocosméticos levam em relação aos cosméticos ou produtos tradicionais, não tendo restrições de uso até o momento. 
Os fitocosméticos são um pouco mais caros que os produtos tradicionais por causa da pureza das suas composições, quantidade e qualidade. Está gostando deste tema? Então fique ligado pois durante toda esta semana iremos falar sobre o mundo dos fitocosméticos e produtos caseiros. Amanhã falaremos de óleos e componentes das plantas nos fitocosméticos. Não percam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário