quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Prevenção de manchas


Muitas pessoas lutam contra as manchas na pele, mas é importante saber que suas consequências podem ir além da estética e causar outros tipos de transtornos. As manchas na pele aparecem, principalmente, devido à exposição ao sol sem proteção adequada. É aconselhável estar atento às mudanças de nossa pele e, no caso de se deparar com uma mudança de cor, manchas, pintas, não hesite em consultar um especialista.
O melhor sempre é a prevenção, portanto, recomendamos que você se cuide mais quando você estiver exposto ao sol. Você deve ter sempre um protetor solar aplicado na sua pele, variando o fator de proteção de acordo com o tipo de pele. Se sua pele for muito clara você precisa de mais proteção. Não se esqueça de acompanhar a proteção da pele com óculos escuros e chapéu. Aplique protetor solar 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol para dar tempo ao produto fazer efeito. Renove o protetor na pele a cada 2 horas.
A proteção deve começar desde cedo. As crianças devem ser mais protegidas, porque sua pele é muito sensível. Não se exponha nas horas em que o sol está muito forte, lembrando que o auge é das 12h às 16h. O ideal é evitar se expor ao sol nesse horário. E lembre-se que mesmo em dias nublados, o sol também vai te afetar, por isso certifique-se de proteger a sua pele.
As frutas cítricas e algumas outras plantas possuem um tipo de substância - as furocumarinas, necessárias para defender os vegetais do ataque de alguns fungos - que, ao contato com a luz do sol, aumentam a sensibilidade da pele àquela luz, provocando queimaduras mais rapidamente do que seria esperado à exposição solar. Esta sensibilidade se inicia cerca de 30 a 120 minutos após o contato com a substância. Mesmo após lavar as mãos, podem ficar muitos resíduos da substância que provoca a queimadura. Entre 24 e 72h após, surgem áreas vermelhas, inchaço e até bolhas (queimadura de segundo grau) nos locais expostos. Depois de uma a duas semanas após a exposição surgem manchas acastanhadas no local, o que pode durar de semanas a anos. O local pode ficar mais sensível ao sol por vários anos. Então, cuidado extra ao manusear frutas cítricas em dias mais quentes.

Deve-se ter também bastante cuidado com a exposição ao sol das mãos e colos, já que o calor acaba ativando as manchas já existentes nessas regiões, aumentando e acelerando o processo de desenvolvimento de manchas senis. Uma alternativa, além do uso do protetor solar, é a utilização de luvas e lenços envolvendo o colo. Cuide de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário