terça-feira, 11 de setembro de 2012

O que são manchas?


A pele é o maior órgão do corpo humano, em extensão e volume, e por estar em constante contato com o meio externo, está sujeita a vários tipos de agressões. As manchas são alterações na coloração da pele que podem aparecer em qualquer idade e apresentar diferentes tonalidades. Representam um problema na vida de homens e mulheres.
As manchas estão entre as maiores preocupações dos clientes das clínicas estéticas e dermatológicas, ficando atrás apenas de acne e micose. E essa preocupação não é à toa: as manchas podem surgir muito antes de você virar a casa dos 30! 
Aos 20 e poucos, manchas castanhas, pequenas e irregulares (as melanoses solares) aparecem em quem abusou do sol. Garotas jovens que tomam pílula anticoncepcional podem notar o surgimento de manchas que geralmente marcam a maçã do rosto, testa ou buço por causa da ação dos hormônios (os melasmas). E quem nasceu com a pele morena pode perceber, de repente, uma nova marquinha escura depois de tomar uma picada de mosquito ou da cicatrização de uma espinha bem inflamada. 
Até os 25 anos, existe maior homogeneidade da distribuição do pigmento na pele. Depois disso, a cor do rosto começa a ficar irregular. Daí, a maior incidência de manchas na pele depois dessa idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário