sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Cuidados com os cosméticos caseiros


Muito se houve falar em tratamentos cosméticos caseiros realizados com produtos que usamos no dia a dia, mas poucas pessoas têm em mente os cuidados necessários para evitar resultados indesejáveis como manchas na pele, queimadura e irritação. Entre os procedimentos inconsequentes mais comuns, podemos citar os peelings e bronzeadores.
À base de sal e vinagre, essa mistura é muito utilizada para realizar procedimentos de peeling, uma vez que as pessoas não levam em consideração ou desconhecem o risco oferecido pelo teor de acidez do vinagre que pode provocar até manchas na pele.
As altas temperaturas do verão e a busca desenfreada pelo bronzeado perfeito fazem com que algumas pessoas usem ingredientes caseiros para obter um resultado superior ao dos cosméticos formulados, mas ao final o que conseguem são queimaduras gravíssimas e uma internação com cuidados intensos.
Com relação aos peelings comercializados, estes são os mais indicados porque possuem microesferas que não agridem a pele e os ingredientes contidos na fórmula são todos muito bem selecionados para evitar que provoquem manchas, além de oferecerem chances mínimas de irritar a pele de alguma forma. 
Já os bronzeadores caseiros, em qualquer hipótese, eles jamais devem ser usados, até mesmo porque não contêm filtro solar que previne o envelhecimento precoce da pele e, consequentemente, o câncer. Com o uso de um produto inadequado, facilmente a pessoa é acometida por uma queimadura de 2º grau, podendo apresentar bolhas, inchaço e dor intensa. Neste caso, ocorre a perda da camada superficial da pele que protege contra a perda excessiva de água, uma vez que em casos de queimadura de 2º. grau pode ocorrer perda intensa de água e sais minerais que desencadeiam um quadro grave de desidratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário