terça-feira, 18 de setembro de 2012

Tipos de manchas


Há muitos tipos de manchas, e elas podem surgir por diversas razões, como alterações na produção de melanina, infecções, distúrbios hormonais, alterações vasculares, tumores, exposição ao sol e marcas de acne. Hoje, vamos saber mais um pouco sobre cada um deles:
As pintas ou nevos melanocíticos são muito comuns, podendo ter diferentes cores, tamanhos e formatos, em qualquer parte do corpo. Sua ocorrência e distribuição é determinada geneticamente e surgem mais frequentemente nas duas primeiras décadas de vida, podendo aumentar de número por alguns fatores, como a exposição ao sol, o uso de anticoncepcionais e a gravidez. Na maioria das vezes as "pintas" não representam problema algum, embora exista uma grande preocupação das pessoas quanto ao desenvolvimento de câncer de pele. 
Existem também as manchas causadas por lesões, como picadas de insetos, queimaduras leves e arranhões. Normalmente, são rosadas, mas depois podem se tornar castanhas, já que o organismo "deposita" melanina nos locais onde houve uma inflamação. As sardas ou efélides são causadas por aumento de pigmento da pele em determinados locais, apresentando uma tendência familiar. Elas localizam-se em áreas expostas ao sol, acentuando-se durante o verão e regredindo, podendo até desaparecer, no inverno. Caracterizam-se por manchas arredondadas e de coloração marrom ou acastanhada.
As sardas brancas são pequenos pontos bem definidos, bem mais claros que o tom da pele e  costumam invadir os braços, as pernas e o colo a partir dos 30 ou 35 anos. Normalmente, são resultado de anos de exposição ao sol sem proteção. Já a pitiríase alba, com limites mal definidos, surge pela ação cumulativa do sol associada ao ressecamento excessivo da pele, impedindo que a melanina se fixe no local. Podem descamar e coçar. 
As fitofotomelanoses aparecem quando expõe-se ao sol a pele que teve contato com certos tipos de plantas ou sucos de frutas cítricas (limão, laranja, tangerina) e representam uma manifestação alérgica. Podem ocorrer também após contato com perfumes e refrigerantes, sendo chamada nesse caso de fotomelanose. Já as manchas de envelhecimento aparecem porque a pele perde parte da capacidade de se defender do sol. Elas não são causadas pela idade e sim pelo dano causado pela exposição ao sol ao longo de vários anos.
Grande parte das manchas são causadas pelo sol, mesmo com a radiação que nos atinge no dia-a-dia, na cidade, sem que seja preciso que estejamos na praia ou na piscina. São lesões causadas pela exposição contínua ao sol, devido ao efeito da radiação ultravioleta na pele. Já as de gravidez tem como fator iniciador a exposição solar, mas também são importantes à predisposição genética e as alterações hormonais características da gravidez.
Mulheres que usam anticoncepcionais ou fazem tratamentos com hormônios também são alvos dos cloasmas. Caracterizam-se por manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas bochechas, testa, nariz, lábio superior e têmporas. 
As micoses ou tineas são infecções da pele causadas por fungos. A doença ocorre quando esses microorganismos encontram condições favoráveis ao seu crescimento: calor, umidade, baixa imunidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário