segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Manchas hipercrômicas, hipocrômicas e acrômicas

Nesta semana, vamos continuar a falar sobre manchas, mal que atinge muitas mulheres e homens e está entre os maiores motivos das idas a estéticas e consultórios dermatológicos.
As manchas pigmentares estão relacionadas à melanina existente no corpo e podem ser classificadas em hipercrômicas, hipocrômicas e acrômicas.
As manchas hipercrômicas são as mais escuras e apresentam um tom escuro por excesso de melanina no local onde estão presentes. Elas podem ser pós-inflamatórias, ocorrendo após algum processo inflamatório da pele como acne ou machucado, podem ser causadas pela exposição ao sol, ou alterações hormonais. Ainda há aquelas manchas senis, normalmente localizadas nas mãos.
Já as manchas hipocrômicas são aquelas mais claras do que a cor da pele normal e apresentam menor quantidade de pigmento melanina. As acrômicas são aquelas desprovidas de melanina. Pode-se citar como exemplo manchas pós-inflamatórias; pitiríase alba, que acontece após período de sol, normalmente em pessoas com pele seca; pitiríase versicolor, que é um tipo de micose bem comum; vitiligo; e a leucodermia puntata solar, que são manchas ovais pequenas, que surgem nas pernas e braços, decorrentes do sol recebido por toda vida.

2 comentários:

  1. Tenho 52 anos sou morena e tenho essas sardas brancas pelos braços e pernas. Costumo queima las no dermato c bisturi eletrico fazendo assim uma pinta dentro da pinta branca. Ate pouco tempo o efeito era bom mas agora reparo q n existe somente as sardas brancas leite mas varios tons tanto de escuras qt claras tornando dificil essa tarefa anterior( onde era facil identificar a sarda branca da pele sã)..
    Paralelamente nesse carnaval reparei em uma nova sarda q parecia esfolhear e estou pensando se poderia ser o caso de uma mistura de pitiriase versicolor e sardas brancas??
    Por coindidencia tenho uma pomada cetoconazol aqui em casa e gostaria de saber se ha algum mal se eu passar esse creme mesmo sem saber se parte das manchas seriam a pitiriase?dessa forma tentaria minimizar essa "confusao" de manchas..
    Digo: ele ,o cetoconazol,faz algum mal?
    Obrigada
    Roberta vieira
    Robjota@aol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, tudo bem? Como esteticista (e não médica) não vejo problema algum em aplicar o cetaconazol, um antimicótico ou antifúngico, por cima das manchas. A pitiríase versicolor costuma estar localizada na parte superior do tronco, em costas, ombros pescoço e as vezes colo, por isso acho difícil que seja fungo, mas de qualquer forma, não vejo mal nenhum em aplicar.
      Espero ter ajudado!

      Bjos

      Excluir