segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Manchas hipercrômicas, hipocrômicas e acrômicas

Nesta semana, vamos continuar a falar sobre manchas, mal que atinge muitas mulheres e homens e está entre os maiores motivos das idas a estéticas e consultórios dermatológicos.
As manchas pigmentares estão relacionadas à melanina existente no corpo e podem ser classificadas em hipercrômicas, hipocrômicas e acrômicas.
As manchas hipercrômicas são as mais escuras e apresentam um tom escuro por excesso de melanina no local onde estão presentes. Elas podem ser pós-inflamatórias, ocorrendo após algum processo inflamatório da pele como acne ou machucado, podem ser causadas pela exposição ao sol, ou alterações hormonais. Ainda há aquelas manchas senis, normalmente localizadas nas mãos.
Já as manchas hipocrômicas são aquelas mais claras do que a cor da pele normal e apresentam menor quantidade de pigmento melanina. As acrômicas são aquelas desprovidas de melanina. Pode-se citar como exemplo manchas pós-inflamatórias; pitiríase alba, que acontece após período de sol, normalmente em pessoas com pele seca; pitiríase versicolor, que é um tipo de micose bem comum; vitiligo; e a leucodermia puntata solar, que são manchas ovais pequenas, que surgem nas pernas e braços, decorrentes do sol recebido por toda vida.

11 comentários:

  1. Tenho 52 anos sou morena e tenho essas sardas brancas pelos braços e pernas. Costumo queima las no dermato c bisturi eletrico fazendo assim uma pinta dentro da pinta branca. Ate pouco tempo o efeito era bom mas agora reparo q n existe somente as sardas brancas leite mas varios tons tanto de escuras qt claras tornando dificil essa tarefa anterior( onde era facil identificar a sarda branca da pele sã)..
    Paralelamente nesse carnaval reparei em uma nova sarda q parecia esfolhear e estou pensando se poderia ser o caso de uma mistura de pitiriase versicolor e sardas brancas??
    Por coindidencia tenho uma pomada cetoconazol aqui em casa e gostaria de saber se ha algum mal se eu passar esse creme mesmo sem saber se parte das manchas seriam a pitiriase?dessa forma tentaria minimizar essa "confusao" de manchas..
    Digo: ele ,o cetoconazol,faz algum mal?
    Obrigada
    Roberta vieira
    Robjota@aol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, tudo bem? Como esteticista (e não médica) não vejo problema algum em aplicar o cetaconazol, um antimicótico ou antifúngico, por cima das manchas. A pitiríase versicolor costuma estar localizada na parte superior do tronco, em costas, ombros pescoço e as vezes colo, por isso acho difícil que seja fungo, mas de qualquer forma, não vejo mal nenhum em aplicar.
      Espero ter ajudado!

      Bjos

      Excluir
  2. Tenho manchas brancas nas costa com descamaçao que a cada dia se alastra mais,ja usei cetoconazol creme,comprimido,mais nada adiantou e isso td orientada por um dermatologista que disse ser pano branco,mais nada aconteceu,as mancha permanecem. O que devo fazer pra saber o que é? Ate por que os sintomas sao parecidos com o da pitriase alba.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Sou Vanessa e meu esposo tem manchas por todo corpo mais principalmente nas costas e braços.As manchas são pretas, algumas pequenas outras muito grandes e quando ele esta exposto ao sol a pela fica tão irritada que ele fica com muitas manchas vermelhas. como se as pretas estivessem em reação devido ao sol. por favor, gostaria de saber o que fazer. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou Taís tenho 19 anos, e tive uma alergia no colo e pescoço, parecia espinha. Passei na dermatologista, ela me deu clindoxil gel, para aplicar a noite, e mais um sabonete líquido para utilizar no banho. Passado um mês, secou. Mais ficou manchas em meu colo, e fico muito deprimida com isso, Hipocromia. E não sei o que usar, para tirar ou amenizar essas manchas.. Por ter a pele branca, aparece muito, e quando tomo banho fica vermelho! O que devo fazer ? Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde após Cirurgia plástica no rosto atrás das orelhas houve pontos e fiquei com manchas brancas horríveis. A cicatriz dos pontos até não incomodam, mas ao prender o cabelo são muito visíveis. Qual Seria o motivo da falta de pigmentação? Tem como amenizar?

    ResponderExcluir
  6. Olá conheci um parceiro que tem o pênis de dois tons ele é negro e tem a metade do pênis bem claro isso tbm seria um tipo de acromia?

    ResponderExcluir
  7. Olá conheci um parceiro que tem o pênis de dois tons ele é negro e tem a metade do pênis bem claro isso tbm seria um tipo de acromia?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, estou tão agoniada coma situação da minha filha que tem 16 anos e desde os 13 tem aparecido umas manchas que começaram nas costas e agora está tomando toda parte da frente dela (peito e percoço), ela é morena e as manchas torna a pele dele amarela e nos locais que as manchas não deixou tudo amarelo ela fica toda manchada. Já passamos por 05 dermatologistas e por ultimo agora fizemos um remédio chamado Mama cadela isso sem contas nas muitas pomadas e sabonetes que ela já usou. Será que vc poderia me ajudar? Fico tão triste em ver a pele na minha filha toda manchada e não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  9. Bom dia... arranjaram meu rosto e ficou a mancha branca.. porém não perfurou mais saiu a primeira pele... gostaria de saber se ela vai escurecer um pouco? É o que devo passar? Sou morena é Sardenha.. obrigada

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde! Tive uma queda e machuquei a perna, a cicatriz ficou branca e não volta ao tom da minha pele, isso já aconteceu a 40 dias.
    Tenho a pele morena, será que vai voltar ao normal? Qual o melhor tratamento?
    Obrigada!

    ResponderExcluir