segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O que é melanina


Melanina é uma proteína que dá pigmentação à pele e aos cabelos dos mamíferos. A melanina é responsável pela cor da pele, dos olhos e dos pelos. Porém, a cor da pele não depende apenas dos pigmentos da melanina, também do caroteno, que se localiza no tecido adiposo subcutâneo, que tem a cor alaranjada. Além da melanina e do caroteno, os vasos sanguíneos também influenciam na cor da pele, pois quanto mais ligeiros e dilatados, mais a pele fica escura.
Quanto mais melanina a pessoa tiver em seu corpo, mais escura será a pele. Quanto menos melanina, mais clara a pele será. Algumas pessoas são albinas, pois em seu organismo não existe a produção de melanina.
A melanina é considerada uma proteína. Ela é produzida pelas células que se localizam na camada basal da epiderme, denominadas de melanoblastos ou melanócitos. Existem dois tipos de melanina: eumelanina (predomina a cor castanhada ou preta) e feomelanina (constitui a cor vermelhada e amarelada). 
As pessoas que têm a pele clara, geralmente correm mais riscos de câncer de pele, isso porque há pouca produção de eumelanina em seu organismo. As células que produzem a melanina, além de dar pigmento à pele, também são responsáveis pela proteção da pele contra os raios ultravioletas. 
Quanto mais melanina as células produzem maior a pigmentação da pele, quando há exposição ao sol existe também um aumento na produção da melanina e assim um maior bronzeamento também.

Um comentário:

  1. bom dia ;gostaria que vc me escarecesse uma duvida minha ;filha tem uma mancha no rosto ,ja fui em um dermatologista ele disse que seria uma mancha parecida com a mancha da apresentadora angelica, mas a minha filha dela e na face e é mas clara gostaria de saber se a alguma forma de remover essa pinta ou o que eu devo fazer. obrigado

    ResponderExcluir