quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Os tipos de envelhecimento da pele


Existem dois tipos de envelhecimento da pele: o intrínseco e o extrínseco. O envelhecimento intrínseco (fisiológico) é o que ocorre naturalmente na pele. Ele tem início a partir dos vinte anos e acentua-se com a entrada na menopausa (ou andropausa), devido à queda de hormônios, que acabam afetando a manutenção da densidade, tonicidade, firmeza e elasticidade cutânea. 
No envelhecimento intrínseco, acontecem alterações bioquímicas, histológicas e fisiológicas que afetam inúmeras funcionalidades da pele. A diminuição da produção bem como o aumento da destruição das fibras de colágeno e elastina da derme, manifesta-se pela perda de firmeza elasticidade cutânea, com consequente aparecimento de  rugas. A renovação celular e a espessura cutânea encontram-se diminuídas, o que se traduz na atrofia cutânea. As glândulas sebácea e sudorípara deixam de produzir sebo e suor em quantidade suficiente, fazendo com que a pele fique mais seca. 
Já o envelhecimento extrínseco (fotoenvelhecimento) vem do efeito cumulativo e a longo prazo da radiação U.V., da poluição e do tabaco, sobre as camadas superficiais da pele, tendo como consequência o agravamento das alterações da pele. Estes fatores dão origem à formação de radicais livres no organismo, que, além de serem responsáveis por alterações do DNA, são igualmente causadores da destruição das células e fibras essenciais à manutenção de uma pele jovem e saudável.
Quando a pele está continuamente exposta à radiação U.V. com proteção insuficiente ou sem proteção, verifica-se uma fotoagressão que se traduz numa pele mais espessa e de aspecto amarelado. A radiação U.V. provoca elastose das fibras elásticas, diminui a produção das fibras de colágeno e aumenta a sua degradação, dando origem a rugas mais profundas e acentuadas. Verifica-se, tal como no envelhecimento intrínseco, uma perda de firmeza, elasticidade, densidade e tonicidade cutânea, que pode ainda ser acompanhada pela formação de manchas pigmentares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário